Marketing Sistêmico

Marketing Sistêmico

Marketing Sistêmico

Visualizando o mercado como um todo!

O marketing sistêmico nada mais é do que o estabelecimento dos padrões básicos de marketing, os “elementos horizontais” que podemos aplicar em qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, forma, clientes e produtos ou serviços.

Para isso, o marketing sistêmico tem duas linhas fundamentais de ação, conforme cita https://laculturadelmarketing.com/marketing-sistemico/:

No eixo vertical, teríamos:

Pessoas: são principalmente para quem as empresas direcionam suas mensagens, comunicações, produtos e serviços.

Marcas: é a “alma” de uma empresa, a parte que liga o lado emocional e racional dos consumidores. A parte imutável.

Tecnologia: afeta o meio ambiente, é essencial entendê-lo hoje, porque estamos em uma mudança de tempo em que os canais de comunicação, a mídia, o meio de comunicação, a mensagem estão mudando.

Resultados: o marketing deve estar sempre associado a resultados, orientado e focado na obtenção de resultados para a empresa.

No eixo horizontal, teríamos:

Estratégia: é responsável por conectar todas as ações com os resultados marcados. É essencial marcá-lo e desenvolvê-lo.

Criatividade: elemento fundamental para o marketing, deve ser maximizada e não se ater a padrões ou estilos, deve se adaptar a cada empresa para alcançar essa diferenciação é absolutamente necessário.

Integração: o marketing deve sempre ter uma visão global e ser entendido de múltiplas perspectivas.

Ou seja, ao integrarmos todos os processos, através do marketing sistêmico, e aplicação dos eixos vertical e horizontal, será possível vivenciarmos o marketing sistêmico, seja em uma pequena, média ou grande empresa. Obrigada e até a próxima!

Ana Bárbara Dias