Essencialismo e o Marketing!

Essencialismo e o Marketing!

Essencialismo e o Marketing!

Essencialismo é uma disciplina que nos ensina a fazer menos e melhor, focando no que realmente faz sentido e evitando procrastinar! E o que essa filosofia tem a ver com Marketing?

Para responder a esta pergunta, vamos juntos olhar primeiro para o marketing, focando no processo de troca entre mercado e consumidor, que vivemos o tempo todo, por exemplo, quando você vai comprar algo você está entregando um valor por um determinado produto, ou quando você está propagando alguma ideia (entende-se a ideia como o produto, neste caso intangível) que você está vendendo a um mercado (que são as pessoas que estão ouvindo) ou melhor, recebendo a ideia, ou conceito.

Ao compreender este processo o essencialismo surge para contribuir no processo da troca, facilitando para que seja realizada no momento certo com as pessoas ou empresa certa. No livro Essencialismo de Greg McKeown, o autor traz esta nova disciplina, deixando alguns pontos de reflexão, que são: precisamos ter foco, olhar para o que realmente importa, estabelecer uma rotina, elencando as prioridades, e saber exatamente o que esperamos de cada ação. E são nestes pontos que precisamos agregar o essencialismo ao marketing.

Quando elaboramos uma campanha ou ação de marketing, precisamos olhar o essencialismo, no que tange os fatores apontados acima, para que assim seja possível alcançar o que se deseja com a ação. O autor cita que “o essencialismo não trata de fazer mais; trata de fazer as coisas certas. Também não é fazer menos só por fazer menos. É investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima fazendo apenas o essencial. ”

Pense comigo, se soubermos o que queremos da ação de marketing, focarmos no que realmente importa, que provavelmente é o cliente, e a sua experiência, e o fazermos priorizando-o, obteremos sim mais processos de trocas, e assim conseguiremos fazer um processo cíclico, aonde o cliente consome, sai satisfeito com a experiência que teve e assim divulga para outras pessoas, tornando-se embaixador da marca, o que é o objetivo central de toda empresa, ter mais embaixadores da marca para que estes tragam mais consumidores, e assim sucessivamente. Afinal, no marketing tudo é uma troca, e quando mais trocas positivas, mais embaixadores se formam.

Ana Bárbara Dias