Essencialismo e o Marketing!

Essencialismo é uma disciplina que nos ensina a fazer menos e melhor, focando no que realmente faz sentido e evitando procrastinar! E o que essa filosofia tem a ver com Marketing?

Conteúdo humanizado e compartilhado

Humanização de conteúdo será uma das fortes tendências para este ano, vamos trocar muito e aprender uns com os outros?Você já parou para pensar que provavelmente tem algum conteúdo escondido? Ou que você nunca compartilhou? Algo que com certeza contribuirá para o processo evolutivo de alguém?

Seja bem-vindo 2019!

Que este ano seja ainda mais disruptivo.

Vamos juntos fazer um ano INCRÍVEL? Espero poder contribuir em sua jornada, e que possamos crescer ainda mais neste ano. O ano de 2018 já foi SENSACIONAL, nos trouxe muito aprendizado, e juntos construímos diversos processos disruptivos não é mesmo?

Meta 2019!

Como potencializar suas metas para 2019 com o auxílio de estratégias de marketing. Mais um ano que está chegando ao fim, e que ano hein, ano de muitos acontecimentos, e de muito marketing. Você percebeu como ele foi capaz de transformar diversos acontecimentos?

Mindset Digital

Transforme sua mente e viva todo potencial transformador do mundo digital, saiba mais baixando o e-book Mindset Digital, elaborador pelo pessoal da Five – Transformação Digital e Geração de Negócios, no link.

Mercado exponencial: encontre seu propósito e diferencie-se!

Este mercado surge para dar oportunidade a todos, e para que possamos nos posicionar é preciso criar diferencial, e para desenvolvê-lo é necessário olharmos para nosso propósito. Não tem como falar de mercado exponencial sem antes entendermos as tecnologias exponenciais, quer saber mais sobre esse assunto?

Escalabilidade: como utilizar no marketing?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar desse termo, escalar, escalar uma marca, uma empresa, um startup, o termo é um dos novos termos que surgem nesta disrupção mercadológica que estamos vivendo.

Autoridade, referência ou intimidade?

Muito tem se falado em autoridade e referência não é mesmo? Mas será que é realmente o que estamos buscando?

Continuando a série de post sobre o que vivi no RD SUMMIT 2018, essa semana quero conversar com você sobre um insight que tive.

MMC: Multiplicação Mágica de Conteúdo

Conheça as novas maneiras de desenvolver estratégias de marketing de conteúdo, e assim multiplicá-los. Essas estratégias se dão através da otimização de seus conteúdos, multiplicando matérias já existentes e traduzindo-os em novos formatos, assim você consegue alcançar mais públicos e posiciona seu conteúdo de diversas maneiras.

PERSONA

Se você não entende de pessoas você não entende de marketing! Depois de três dias de imersão vivendointensamente todas as tendências e novidades do mundo do marketing, durante a realização do RD Summit 2018, quero abordar um assunto que pode até parecer óbvio, mas que infelizmente não é tão óbvio assim…

MINDSET MARKETING: como programar sua mente para o mercado.

Essa semana quero conversar com você sobre um novo olhar para o mercado, uma reprogramação mental na verdade, profunda e duradoura, que tenho percebido ser um processo de extrema importância para os empreendedores. Quando se trata de mercado e empresa, deste processo de troca que é o marketing é importante para todo o empreendedor ter seu olhar …

ENGAJAMENTO: a palavra do momento

Você provavelmente deve ouvir muito falar sobre este termo, mas você sabe realmente como engajar de forma efetiva o seu público-alvo? O termo que surgiu com as redes sociais está cada vez mais em alta, tendo em vista a alta concorrência e expansão do mercado, que trouxe mais esta disrupção, ou seja, vem transformando também a forma de olhar a persona, nome dado ao público…

MARKETING E INOVAÇÃO

Você já pensou em como a sua empresa tem lidado com essas duas funções? Sabia que segundo Peter Drucker uma empresa só tem essas duas funções. Parece estranho né, e você deve estar agora pensando que isso é impossível, pois toda empresa precisa de um financeiro, e outros setores, mas calma que vou tentar te mostrar que Drucker tem razão..

PIRÂMIDE DO VALOR AGREGADO

Dando ênfase ao intangível para obter melhor posicionamento através da diferenciação. Atualmente estamos vivendo uma disrupção mercadológica, a cada dia que passa novas tendências nascem e outras morrem, processos que eram considerados inovadores se tornam obsoletos, e com o mercado globalizado e crescendo a cada dia, é importante criarmos ações estratégicas de marketing que nos diferenciam de nossos concorrentes…

GATILHOS MENTAIS

Entenda como eles podem te ajudar a conquistar mais clientes. Vamos entender então o que são gatilhos mentais? Primeiro vamos deixar claro, que não são processos de hipnose, ou manipulação, são sim, processos para ajudar a motivar e estimular o seu consumidor, que quando incentivados da maneira correta, são levados a ação de compra…

O MERCADO É A MENTE HUMANA

Você sabia que o mercado também está controlando o que está em nossas mentes? Essa construção se dá através dos arquétipos, que são o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, ou seja, antigas impressões sobre algo. É um conceito explorado em diversos campos de estudo, como a Filosofia, Psicologia e claro no Marketing. Confira o artigo da semana que saiu na minha coluna no Acontecendo Aqui…

DIFERENCIAÇÃO

Essa semana quero conversar com você sobre diferenciação, posicionamento e principalmente sobre valor agregado, como fazer para agregar valor à sua empresa. Atualmente o fator diferenciação está sendo muito importante, pois é através deste atributo que conseguimos conquistar e manter os clientes que nos encontram. Surge então a questão da semana, você sabe qual seu valor agregado? Como você tem se diferenciado e posteriormente se posicionado?

TENDÊNCIAS DE CONSUMO

O mundo hoje gira em torno do ato de consumir não é mesmo? E é por isso que quero te ajudar essa semana a entender e se aproximar ainda mais do seu cliente, pois quanto mais você entende o ambiente de marketing, mais você compreende o mercado e consequentemente mais consegue entender quais são as tendências que deve seguir.

O FOCO ESTÁ NO H2H

Muito já se ouviu falar em B2B e B2C não é mesmo? Mas você já ouviu falar em H2H? Antes de entrarmos no assunto desta semana, quero voltar um pouquinho nos conceitos de B2B e B2C, você sabe a diferença? Os dois termos são termos bem antigos já usados a bastante tempo no mundo dos negócios e no mundo do marketing, B2B é o termo utilizado para nomear negócios de empresa para empresa…

UBIQUIDADE DO MARKETING

Essa semana vamos começar sobre um tema muito novo, que acabou de começar a ser explorado, que é a ubiquidade da internet, é a internet estar em todos os lugares ao mesmo tempo, é a capacidade de estar o tempo inteiro agindo em relação a nós, sendo parte de nós, ela começa a fazer parte da nossa rede, a integrar os nossos processos, o tempo inteiro em todos os lugares. Você já parou para pensar na ubiquidade do marketing?

Planejar é preciso, mas...

Sim é necessário, porém nada adianta planejar e não gerar nenhuma ação. E com o planejamento de marketing é a mesma coisa, é preciso planejar as ações de marketing da empresa, sejam elas voltadas para a empresa, ou para um produto, o planejamento guiará as ações que devem ser executadas para o alcance dos objetivos de cada e

Miopia ou cegueira?

Você já deve ter se questionado se está acompanhando o mercado, se sua empresa está conseguindo implementar as novas tendências do marketing, principalmente as inovações digitais, mas antes de pensarmos sobre estarmos acompanhando ou não essa evolução crescente, precisamos ter a consciência se estamos míopes ou cegos em relação ao marketing.

Como tornar uma marca ubíqua?

Sua estratégia de marketing só será efetiva se for ubíqua, ou seja, estiver concomitantemente em diversos canais através de diversas pessoas, mas a grande questão que surge é como fazer para ser ubíquo?

Já conversamos aqui sobre ubiquidade de marketing, você lembra, se não lembra, ou não leu, confere o link antes de continuar esse artigo…

O foco está no H2H

Muito já se ouviu falar em B2B e B2C não é mesmo? Mas você já ouviu falar em H2H? Antes de entrarmos no assunto desta semana, quero voltar um pouquinho nos conceitos de B2B e B2C, você sabe a diferença? 

Marketplace: amplie seus horizontes

Foi se a época em que era necessário ter uma loja virtual para vender online. Marketplace é mais uma das disrupções que vêm acontecendo em nosso mercado, e contribui para que as empresas ampliem seus horizontes, prospectando mais clientes, aumentando assim sua atuação de mercado.

Você sabe o que é Groundswell?

É um termo que surgiu após o lançamento do livro Fenômenos Sociais nos Negócios, lançado em 2009, e que une três forças muito atuantes: as pessoas, a tecnologia e as finanças. Groundswell que acabou por ser tornar um movimento surgiu de maneira espontânea, através das pessoas que em suas relações estão cada vez mais se conectando de maneira online.

Valuation: você sabe o seu?

Neste crescente mercado em que vivemos que a cada dia surge uma nova tendência disruptiva é preciso pensar mais no valor da marca, e quando falo em valor não é apenas valor tangível, de bens, investimento e lucratividade, precisamos também analisar o valor intangível, a análise mercadológica, os concorrentes, como a marca esta sendo percebida pelo público-alvo.

Marketing, marketing, marketing

Nunca se ouviu tanto essa palavra, todo mundo quer fazer, quer testar, quer ter, quer, quer, quer, mas “perai”, antes precisamos analisar, planejar, definir, aprovar, para depois estruturar, ufa, quanto verbo né. Só que muito tem se falado em marketing, mas será que muito se tem feito?

Você já pensou em engajar a todos com a Gamificação?

Com o surgimento desse novo mercado, a palavra engajamento vem ganhando cada vez mais força, é preciso engajar colaboradores, engajar leads, clientes, e todos que de alguma maneira tiverem contato com a marca, e a grande questão que surge é: como engajar?

Growth Hacking, você sabe o que é?

Muito tem se falado neste termo, mas você realmente sabe o que significa, e como aplicá-lo? Essa semana vamos desvendar mais um dos termos e ferramentas que surgem com a disrupção mercadológica que estamos vivendo. Antes de entender o termo, precisamos entendê-los separadamente, ou seja, growth significa crescimento, hack, uma brecha, um espaço, e hacking, é o ato de explorar esses espaços ou brechas.

Mercado circular, você faz parte deste círculo?

Sempre que converso sobre marketing tento demonstrar como este é um processo cíclico, que envolve um processo completamente circular, do qual um mercado elabora um produto ou serviço para um consumidor, que ao consumir ou não retorna com uma ação para o mercado, mesmo que essa ação seja a de não consumidor.

As mudanças do mundo 4.0

Lembra que falamos a algumas semanas atrás do mundo VUCA? Então esse mundo VUCA surge com a disrupção do mundo 4.0, todas as relações, e formas de se comunicar estão em constante mudança, surge a Revolução 4.0, o Marketing 4.0, o Networking 4.0, enfim o mundo 4.0, e é sobre esse mundo que quero conversar com você essa semana.

Síndrome do objeto brilhante

Muito tem se falado em inovação, em estratégias de marketing, em transformação digital, mas precisamos ir com mais calma, sim, a síndrome do objeto brilhante que conversaremos essa semana é um alerta para que não caiamos nesta “cilada”, pois como já diz o antigo ditado, nem tudo que reluz é ouro, e isso serve muito bem para o que estamos vivendo neste momento.

Mundo VUCA

Sim, este é o mundo em que nós estamos vivendo, VUCA é a união das palavras: volátil, incerto (uncertainty), complexo e ambíguo, termo que surgiu nos EUA, aplicado pela primeira vez pelo exército americano, vem agora para o nosso mundo, e precisamos nos preparar para entender como se dá essa transformação, que vem junto com muitas outras, entre elas a Indústria 4.0, o Marketing 4.0, Networking 4.0, temas que abordaremos no blog nas próximas semanas.

Jornada do herói

Nessa semana quero conversar com você sobre esse novo termo que surge no mundo do marketing, termo este que está diretamente relacionado ao engajamento do consumidor, dando continuidade assim ao tema abordado na semana passada. Muito tem se falado em capturar leads, em conquistar novos clientes, em engajar, e para que isso ocorra é necessário que o herói, ou seja, o consumidor seja o centro de todo o processo, ou melhor, o centro não e início de todo o processo.

Excitação x Obrigação

Essa semana o grande questionamento é, você tem clientes que consomem por obrigação ou por excitação? Para que você entenda melhor vamos antes pensar, qual experiência seu consumidor tem tido com seu produto/marca? Quando ele tem contato com a sua marca, ele a tem por comodidade, ou por ter gerado uma experiência positiva? São muitas perguntas que vou tentar responder no artigo dessa semana, mas antes quero te contar como essas perguntas iniciaram. 

Marketing de rede ou marketing multinível é o mesmo que pirâmide?

Essa semana quero conversar com você sobre uma dúvida muito comum que surge em torno do que é marketing de rede ou marketing multinível e se este marketing atua da mesma maneira que a pirâmide? Não, não funciona, e espero que ao final deste artigo você consiga entender a diferença entre elas.

Quem não é visto, não é lembrado!

Todos os dias tenho me deparado com pessoas que têm muito potencial e pouco sucesso efetivo, e fico me questionando, como podem ser tão hábeis e não se destacarem? Daí me vem outra questão, será que essas pessoas, e você, têm dado a devida importância ao marketing pessoal? 

Insira na sua marca um propósito

Muito tem se falado em propósito nos últimos tempos, não é? Então, essa semana quero conversar com você sobre esse assunto, que inclusive a Forbes, maior revista de negócio do mundo escreveu sobre. Afinal o que propósito tem a ver com marketing? Tudo, tendo em vista que o marketing é um processo de troca entre mercado e consumidor e para que esse processo ocorra é necessário que a empresa deixe muito claro seu propósito, ainda mais com os consumidores atuais, que estão preocupados com o papel da empresa em relação ao mundo.

Métricas de marketing e a sua importância

Conforme combinado na semana passada, essa semana, conversaremos sobre métricas de marketing, antes de compreendermos o que são e porque utilizá-las, é importante frisar que marketing é uma ciência e precisa ter indicadores para que se consiga comprovar sua eficiência e eficácia, pois com toda a sua evolução, o marketing vem cada vez mais se transformando e se tornando um processo que sim, dá para verificar e medir seus indicadores de desempenho, e é então que surgem as métricas de marketing.

Você está conectado ou você é conectado?

Essa semana quero conversar com você sobre essa conexão que vivemos atualmente, vivemos um processo conectado,  completamente diferente do que vivíamos há dez anos atrás. Há dez anos atrás nós estávamos conectados, pois eventualmente acessávamos, eventualmente, uma vez ou outra tínhamos a necessidade de estar em contato com a internet e/ou com alguém através dela

Singularidade ou Transcendência?

Esta semana quero conversar com vocês sobre singularidade e transcendência, que relação a marca tem com essas duas palavras. Quando pensamos em ser singular, significa, ser único, raro, que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade, ou seja, ser singular é ser exclusivo.

E afinal, qual é o futuro do marketing?

Essa semana vamos conversar sobre quais são as tendências do novo marketing que surge, do marketing conectado, com foco profundo no cliente, com foco nas experiências dos clientes conectados, e das empresas conectadas as experiências dos clientes

Marketing de empatia: o que é e como usar

Essa semana vamos falar sobre marketing de empatia, muito tem se falado sobre praticarmos mais a empatia, que a empatia é algo importante. E afinal, o que é empatia? É conseguir sentir, perceber o que o outro tentou falar, expor, é se colocar no lugar do outro, criar uma identificação, um relacionamento. 

Vamos pensar mais em nossas experiências?

Essa semana vamos conversar sobre experiência. Você já pensou nas experiências que você tem vivido com as marcas que você utiliza, eu tenho usado muito em sala de aula o termo experienciação, quais são as experiências que as marcas causam diariamente em você? Quais são as experiências que você tem vivido diariamente?

Persuasão, melhore seus "Sim"

No nosso dia a dia buscamos sempre uma troca, e a persuasão é quem nos auxilia neste quesito, além disso com a persuasão ambas as partes que interagem ganham algo em troca, tornando isso ainda melhor.

Como conquistar seu consumidor

Nessa semana nosso post é um infográfico que te ajudará a persuadir seu consumidor, lembrando sempre que as técnicas de persuasão devem ser usadas para satisfazer todas as partes envolvidas. A persuasão é uma técnica utilizada a muito tempo, porém atualmente vem sendo disseminada e estudada por diversas áreas, nós do marketing utilizamos essas técnicas aliadas a alguns processos do neuromarketing, que conversaremos na semana que vem.

Novidade!

Nessa semana temos uma novidade, agora escrevo mensalmente par a plataforma Meu Redator, confere lá, como o marketing tem influenciado nossas vidas através das trocas.

Como usar o neuromarketing

Essa semana vamos continuar falando sobre neuromarketing, esse assunto tem sido muito falado em todos os lugares, mas como utilizar o neuromarketing, e o que é essa ciência nova?

E afinal, o que é neuromarketing?

Muito tem se falado em comportamento do consumidor, em neuromarketing, em utilizar as ferramentas para acessar o consciente, e do inconsciente, buscando melhorar o processo de compra, o processo de venda, de conquista do consumidor, mas antes de entrarmos a fundo no neuromarketing quero conversar com você sobre um assunto que também é muito importante, o nosso cérebro.

O que você deixou de ser quando cresceu?

Essa semana estive em um curso em Porto Alegre sobre neuromarketing e lá falou-se muito em comportamento do consumidor. O que deixamos de ser quando crescemos? Como mudamos nosso comportamento?

O marketing e as inteligências

Lembra na semana passada que conversamos sobre toda a evolução do marketing e como ele tem influência em nossas vidas? Essa semana, quero conversar com você sobre as inteligências que a gente desenvolve, e olha que engraçado, que coincidência, que o processo acontece junto com o marketing.

Como o marketing tem influência em nossas vidas

O que o marketing tem a ver com a nossa vida? Como ele nos acompanha? Como ele se desenvolve junto com o nosso desenvolver, junto com as nossas inteligências, com os nossos processos mercadológicos e com os nossos processos de relacionamento?

E afinal, o que é essa disrupção?

Muito tem se falado em disrupção tecnológica,  você já deve ter visto, sentido e vivido, quanto a tecnologia vem interferido na nossa vida, tem alterado o curso do nosso dia a dia. O quanto estamos dependentes desses sistemas, ferramentas e aplicativos, o quanto não nos vemos mais vivendo sem o google, muitas vezes precisamos verificar algo, corremos para o Google.

Vamos pensar nas nossas conexões?

Esta semana quero conversar com você sobre psicologia do marketing. Você já parou para pensar em como a psicologia tem sido utilizada no marketing? Eu estive em uma palestra da Martha Gabriel, que falou uma frase que fez muito sentido para mim.

Marketing e seus processos evolutivos

Você já se questionou o quão o marketing é importante na nossa vida, ele interfere em todos os momentos em todos os processos, você já se perguntou como funciona esse processo de troca entre mercado e consumidor?

No marketing, tudo é uma troca!

A todo momento, estamos cercados por algo  que muitas vezes nem percebemos. Praticamos trocas constantes entre mercados e consumidores, que podem ser realizadas pela compra de um produto, serviço e pela transmissão de conhecimento.