Você já pensou em engajar a todos com a Gamificação?

Você já pensou em engajar a todos com a Gamificação?

Você já pensou em engajar a todos com a Gamificação?

Com o surgimento desse novo mercado, a palavra engajamento vem ganhando cada vez mais força, é preciso engajar colaboradores, engajar leads, clientes, e todos que de alguma maneira tiverem contato com a marca, e a grande questão que surge é: como engajar? Então, antes de te responder quero que pensemos sobre essa onda chamada inovação, a inovação é um tripé, que envolve trazer o novo, que já tenha sido testado e que principalmente agregue valor. Dentro deste tripé da inovação surge a gamificação.

E é através da gamificação que se aumenta o engajamento, despertando a curiosidade e o envolvimento do público alvo, através de jogos aplicados através de uma metodologia orientada a resolver problemas práticos, fazendo assim com que o foco esteja na evolução do jogo, despertando a curiosidade e mantendo o público alvo engajado, sendo este uma das melhores maneiras de aumentar a criatividade dos envolvidos. Ou seja, é um processo que surgiu dos games, e que com a inovação aplicada, ajuda a tornar as tarefas diárias mais atrativas e prazerosas.

Desde sempre fomos atraídos por jogos, sejam eles de vídeo game ou de tabuleiro, eles sempre nos mantiveram por perto, passando de fase, apreendendo técnicas, novos passes e evoluindo continuamente, e a gamificação quer trazer esse mundo interativo, cheio de desafios e metas para o dia a dia das empresas, seja na hora de lidar com seus colaboradores ou ao se envolver com o cliente.

Porém para que a gamificação seja desenvolvida de maneira correta é preciso ter em mente qual o objetivo e meta se pretende atingir, seja este para motivar, para engajar, para gerar melhores feedback, para competição ou até mesmo para diversão, o foco deve sempre estar em determinar quais objetivos de negócio visam alcançar. Trazendo assim o jogo para a realizada, impactando assim pontos como o engajamento, a determinação, o foco e a produtividade, tornando o processo mais simples e aplicável em qualquer contexto.

Em suma a gamificação é uma metodologia que surgiu no Vale do Silício, e já vem sendo utilizada como estratégia de inovação e que serve tanto para motivar e engajar colaboradores, como para fazer treinamentos de processos e métodos de estudos, e como estratégia para fidelizar clientes, buscando sempre o envolvimento e a troca contínua, pois como já sabem na vida, tudo é uma troca. Espero que eu tenha ajudado a desmistificar mais um assunto que surge com essa disrupção mercadológica, continue comigo que semana que vem tem mais. Obrigada!

Ana Bárbara Dias