Você está conectado ou você é conectado?

Você está conectado ou você é conectado?

Você está conectado ou você é conectado?

Essa semana quero conversar com você sobre essa conexão que vivemos atualmente, vivemos um processo conectado,  completamente diferente do que vivíamos há dez anos atrás. Há dez anos atrás nós estávamos conectados, pois eventualmente acessávamos, eventualmente, uma vez ou outra tínhamos a necessidade de estar em contato com a internet e/ou com alguém através dela. Hoje em dia podemos dizer que somos conectados, pois precisamos da internet para tudo em nossas vidas, é um grande questionamento se você está conectado ou se você é conectado em relação a simbiose da internet.

Você vive em simbiose com a internet ou ainda não, todas as suas ações têm alguma relação com a conexão através da internet? Muito tem se falado sobre o poder da internet que vem como quinto poder, e esse quinto poder traz junto todo o processo evolutivo do marketing, como conversamos na semana passado sobre a ubiquidade do marketing. Sobre o marketing estar em tudo, o tempo inteiro, como temos conversado sobre, nesses meses, sobre o processo evolutivo do marketing, e a sua força através do uso da internet.

Todo esse processo evolutivo começou na época do fordismo com o marketing 1.0, com o foco em vender, depois passamos para o marketing 2.0, com foco em satisfazer, depois para o marketing 3.0, com foco em relacionar e vivemos hoje em dia o marketing 4.0, que tem o foco em conectar-se, conectar-se trazendo de novo a simbiose da internet, novamente o processo em que a internet faz parte da nossa vida o tempo inteiro.

Com isso surgem os 4C’s da conectividade, temos agora que olhar o consumidor e o meu produto e fazer um processo de cocriação, conectado com o consumidor final, temos que olhar a currency, que é a moeda desse consumidor, temos que ter foco em acompanhar o comportamento de nosso consumidor, pois ele é diferente, e está diferente pela internet. Temos então o C da praça que é a relação da ativação comunitária, em que precisamos das comunidades para nos conectar, e agora a comunicação se faz por meio de uma conversa, ativada através das comunidades, sejam elas online ou não.

Com os 4C’s da conectividade você está mais próximo do seu cliente, e com isso surge o grande questionamento, vivemos o marketing tradicional Vs o marketing digital? Ou precisamos dos dois? Eu ainda acredito que precisamos dos dois, pois o marketing tradicional inicia a interação com o consumidor e o marketing digital, promove resultados com o consumidor. Temos também essa diferença com relação ao outbound marketing e ao inbound marketing.

O que é o outbound marketing? É o marketing persuasivo, precisamos empurrar algo para os consumidores, e o inbound é o marketing permissivo, precisamos da  permissão do consumidor, nesta etapa é preciso ganhar o interesse deste consumidor. Vamos continuar conversando sobre esses aspectos nos próximos artigos, e na próxima semana vamos conversar sobre as métricas do marketing que só surgem por causa do marketing digital. Continue me acompanhando, não esqueça que na vida tudo é uma troca. Me segue lá no instagram @anabarbara.dias e fanpage @navidatudoeumatroca. Obrigada!

Ana Bárbara Dias