Vamos pensar mais em nossas experiências?

Vamos pensar mais em nossas experiências?

Vamos pensar mais em nossas experiências?

Essa semana vamos conversar sobre experiência. Você já pensou nas experiências que você tem vivido com as marcas que você utiliza, eu tenho usado muito em sala de aula o termo experienciação, quais são as experiências que as marcas causam diariamente em você? Quais são as experiências que você tem vivido diariamente? Ao utilizar uma roupa, entrar numa loja, assistir uma propaganda, andar na rua e ver um outdoor, ao ser abordado por alguém fazendo alguma ação de marketing?

Então essas experiências são chamadas de live marketing, que significa  a atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para que de forma estratégica, se atinja resultados e soluções de comunicação para as marcas, produtos e serviços. O live marketing surge como um processo evolutivo do marketing promocional, onde não é somente fazer uma promoção, mas sim promover, causando experiência.

Imagina quando você assiste uma propaganda e você se emociona, ou sente o que a pessoa esta sentindo, sente empatia, que é algo muito importante. Vamos continuar falando de neuromarketing, mas ele é um processo profundo e quando você entende que é preciso gerar experiências para conseguir desenvolver o neuromarketing, fica muito mais fácil, de você entender que não é só o neuromarketing, o marketing, a programação neuro linguistica ou a persuasão, são muitos processos interligados que resultam na experiência.

Essa experiência é que fará com que se alcance o posicionamento de marca, seja a marca pessoal, de roupa ou comida. O posicionamento é como a marca está posicionada na sua mente, então pense o seguinte, se a experiência foi positiva, o posicionamento também será positivo, tome cuidado, pois temos aquele ditado que é a primeira impressão que fica. Eu mudaria esse ditado para a primeira experiência é a que posiciona, por isso tome cuidado com a primeira experiência que você causa.

Eu tenho lido muito que nós somos resultados do que causamos nas pessoas, somo resultados da experiência que trazemos para as pessoas, e nós, pode ser nós pessoas, ou nós marcas, ou ideias, ou serviços, pois tudo é marketing e marketing é tudo. Se paramos para pensar, a todo momento estamos fazendo trocas entre mercado e consumidor.

A todo momento estamos sendo vivenciados por algum processo de troca seja nos atingindo, agindo ou vivenciando, então quando você for causar o primeiro impacto, cause a primeira experiência, e essa experiência deve ser positiva para que você consiga se posicionar da forma correta. Posicionamento de marca segundo Kotler é a ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada, ou seja, é como vou estar na mente do meu consumidor.

Como vivemos em um mercado clusterizado onde estamos todos conectados, preste atenção na experiência que você tem causado, e não esquece que na vida tudo é uma troca. Continue acompanhando semanalmente meu blog e me segue lá nas redes sociais, meu Instagram é @anabarbara.dias e minha fanpage é @navidatudoeumatroca. Obrigada!

Ana Bárbara Dias