Mundo VUCA

Mundo VUCA

Mundo VUCA

Sim, este é o mundo em que nós estamos vivendo, VUCA é a união das palavras: volátil, incerto (uncertainty), complexo e ambíguo, termo que surgiu nos EUA, aplicado pela primeira vez pelo exército americano, vem agora para o nosso mundo, e precisamos nos preparar para entender como se dá essa transformação, que vem junto com muitas outras, entre elas a Indústria 4.0, o Marketing 4.0, Networking 4.0, temas que abordaremos no blog nas próximas semanas.

E afinal o que é o mundo VUCA, é um mundo em constante evolução, um mundo com incertezas, que geram riscos, e que precisamos gerir com agilidade, um mundo que se transforma a cada dia, tendo em vista a velocidade que evoluem as tecnologias e as novas formas de se conectar, um mundo complexo, com diversos mercados, que precisamos conhecer, e um mundo com diversas possibilidades.

Mesmo tendo surgido no exército americano, na década de 90, VUCA é um termo que se aplica muito bem no mundo dos negócios, e consequentemente no mundo do marketing, que é a ciência que conecta negócios com consumidores, vamos então entender como cada fator se altera no mundo do marketing?

Quando falamos em volatilidade, podemos ver claramente este aspecto em nosso mercado, que com a globalização se tornou ágil e com muitas mudanças, que acontecem o tempo todo, e essas mudanças geram muitos impactos, fazendo assim com que nada seja permanente, vivemos atualmente um mundo com muitas tendências, e também muitas incerteza, que é o próximo termo. Essas incertezas se refletem em nossas dúvidas, relacionadas a essa disrupção que vem acontecendo em nosso mercado, fazendo com que a cada dia apareçam novas empresas, novos aplicativos e novas tendências, gerando assim um mundo muito complexo.

A complexidade se dá em relação à compreensão destas novas ferramentas, bem como seus processos evolutivos e aplicabilidade, em que a conectividade com toda amplitude gere cada vez mais aspectos incertos e complexos, com diversas possibilidades e contextos, trazendo então a ambiguidade. Esse mundo ambíguo nos traz múltiplas possibilidades, diversas formas de analisar os dados que recebemos, bem como, traçar caminhos diferentes em relação às estratégias de marketing que devem ser aplicadas, ampliando assim o olhar das empresas e marcas, fazendo com que estas se conectem com seus consumidores por diversos canais, objetivando sempre a troca entre mercado e consumidor, afinal na vida tudo é uma troca.

Ana Bárbara Dias