Miopia ou cegueira?

Miopia ou cegueira?

Miopia ou cegueira?

Você já deve ter se questionado se está acompanhando o mercado, se sua empresa está conseguindo implementar as novas tendências do marketing, principalmente as inovações digitais, mas antes de pensarmos sobre estarmos acompanhando ou não essa evolução crescente, precisamos ter a consciência se estamos míopes ou cegos em relação ao marketing.

Miopia é a dificuldade de enxergar o que está distante, certo? E miopia do marketing é a dificuldade em enxergar o cliente, que é o ‘’ser” mais distante da empresa, ou seja, é acreditar que fazer campanhas exclusivamente para divulgar o produto, sem pensar em satisfazer as necessidade e desejos do cliente é o mais eficaz. E, posso te afirmar que não é, conforme já dizia Theodore Levitt, que identificou na década de 70 esse problema com a visão dos empresários acontecendo pela primeira vez, e quando falo visão é de uma maneira metafórica.

Provavelmente já nos deparamos com empresas que não conseguem olhar ao seu redor e querem continuar fazendo a mesma estratégia de marketing, sem acompanhar as inovações, ou pior ainda, sem prestar atenção em seu consumidor.

Como citou Joseph Teperman em sua palestra, “Uberize-se para não ser Kodakeado”, essa citação sua que é o título de sua palestra fala exatamente dessa miopia, ou melhor cegueira que muitas empresas estão vivendo, não querendo enxergar esse mercado em crescente evolução.

Precisamos sim nos “uberizar”, acompanhar as tendências, para que a nossa empresa cresça, precisamos estar cada mais perto dos nossos clientes, de preferência cocriando com eles, para que cada vez mais eles se sintam parte da empresa, e que está tenha seus clientes fidelizados. Assim a empresa conseguirá evitar de ser Kodakeada, ou seja, não querer acompanhar esta disrupção mercadológica e ficar para trás, ser vencida por seus concorrentes.

Então, preste mais atenção ao seu entorno, analise o contexto, realize pesquisas de satisfação, esteja sempre conectado com seu cliente, online e off-line também, fique de olho na concorrência, e para mim o principal de todos, corrija a visão de seus funcionários, pois eles são a cara do seu negócio e provavelmente será através deles que o cliente chegará até você. E não se esqueça que na vida tudo é uma troca. Obrigada.

 

Ana Bárbara Dias