Métricas de marketing e a sua importância

Métricas de marketing e a sua importância

Métricas de marketing e a sua importância

Conforme combinado na semana passada, essa semana, conversaremos sobre métricas de marketing, antes de compreendermos o que são e porque utilizá-las, é importante frisar que marketing é uma ciência e precisa ter indicadores para que se consiga comprovar sua eficiência e eficácia, pois com toda a sua evolução, o marketing vem cada vez mais se transformando e se tornando um processo que sim, dá para verificar e medir seus indicadores de desempenho, e é então que surgem as métricas de marketing.

Com o surgimento de uma maneira de medir as ações de marketing, diminuíram consideravelmente as campanhas por instinto e surgiram as campanhas realizadas com base em pesquisa de marketing, com base em dados reais e objetivos, e não mais subjetivos como era antigamente, claro que ainda a muito do feeling do “marqueteiro” e de sua equipe, mas agora este amparado em uma pesquisa consegue executar ações e campanhas de marketing de uma maneira muito mais assertiva do que antigamente.

Vamos compreender então o que são essas métricas de marketing? São sistemas que medem e quantificam um comportamento ou tendência de mercado, gerando indicadores de desempenho, a fim de avaliar as ações de marketing aplicadas, porém só é possível utilizar as métricas compreendendo o processo inserido em torno do comportamento do consumidor, e para tanto é necessário entender como ocorre o processo evolutivo do composto mercadológico.

O processo inicia com os 4 P’s, da empresa em relação ao produto, os 4 C’s, da empresa em relação ao cliente, os 4 A’s, da equipe de marketing, os 4 C’s, da conectividade do marketing 4.0, e por fim os 5 A’s, do comportamento do consumidor, relembrando, inicia com a assimilação do produto por parte do consumidor, passando para a atração deste cliente, que após se sentir atraído, questiona, ou seja, faz arguição, e então executa a compra através de uma ação, e por fim ao ter uma experiência positiva com o produto faz apologia do mesmo, trazendo mais clientes para o processo, fazendo com que mais pessoas consumam.

Ao compreender como acontece todo o processo de compra é importante que haja uma maneira de medir como esta sendo a execução da estratégia e ação de marketing que alinhadas com os 5 A’s tornam-se métricas valiosas, pois contribuirão na tomada de decisão das próximas ações, bem como diminuem as margens de erro, em relação a inserção do produto/serviço no mercado.

E afinal quais são as métricas de marketing? Kotler nos apresenta duas métricas, o coeficiente de defesa da marca (CDM) e o coeficiente de ação de compra (CAC), ambas são de extrema importância, a primeira medindo os influenciadores e quantas pessoas estes captam, e a outra medindo quantos destes influenciados estão consumindo.

Conforme explica Kotler, em seu último livro, Marketing 4.0,“dentre uma população de 100 pessoas no mercado, por exemplo, a Marca X é espontaneamente lembrada por 90 delas. Dessas, somente 18 pessoas acabam comprando a marca e apenas 9 a recomendam de forma espontânea. Portanto, o CAC para a Marca X é 18/90, ou 0,2, e o CDM é 9/90, ou 0,1. Um olhar superficial sugere que a Marca X é promissora, já que sua consciência de marca é 0,9, mas na verdade seu desempenho é um tanto fraco. Ela deixa de converter 80% do alto nível de consciência de marca em vendas”.Sendo assim a equipe de marketing consegue tomar novas decisões para aumentar o CAC, em relação ao CDM.

Este é um assunto super novo e ainda vamos conversar muito sobre, pois através das métricas de marketing será possível gerar indicadores que demonstram o desempenho do produto e da marca. Continue acompanhando semanalmente pelo blog e pelas redes sociais, meu insta é @anabarbara.dias, minha fan @navidatudoeumatroca, e não se esqueça que na vida tudo é uma troca. Obrigada!

Ana Bárbara Dias