Mercado circular, você faz parte deste círculo?

Mercado circular, você faz parte deste círculo?

Mercado circular, você faz parte deste círculo?

Sempre que converso sobre marketing tento demonstrar como este é um processo cíclico, que envolve um processo completamente circular, do qual um mercado elabora um produto ou serviço para um consumidor, que ao consumir ou não retorna com uma ação para o mercado, mesmo que essa ação seja a de não consumidor.

Vamos então entender melhor como se dá o processo do mercado circular, ou melhor, falando da economia circular, e quando falo em economia é um processo de consumo, em que todas as partes interagem e contribuem para uma economia colaborativa, ou melhor, dizendo para um mercado colaborativo.

Quando pensamos em processos cíclicos precisamos entender como funciona todo o sistema. Você já ouviu falar no círculo dourado? Se não, vou tentar te explicar melhor como funciona, caso ainda não compreendas ao final deste artigo vou deixar o link com o vídeo explicativo, no qual o autor desta teoria explica todo o funcionamento do Golden Circle.

O circulo dourado apresenta uma maneira simples de entender como as pessoas consomem, que se resume em uma frase, que gosto muito, e que tem muita profundidade, que é: as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz, ou seja, o que você faz é muito importante sim, mas o centro de todo o processo do consumo envolvendo o circulo dourado é o porque você faz, qual o propósito, você faz um produto para facilitar a vida do seu consumidor? Qual o real objetivo em relação à “existência” do seu produto ou serviço?

E é neste fator que a economia circular vem trabalhar as questões envoltas ao consumo, ou seja, dentro do processo de economia circular, precisamos ressignficar todo o sistema, fazendo com a compra envolva muito mais desejo e afeto, fazendo com que haja a troca afetuosa, ou melhor, ainda o consumo consciente, fazendo com que todos os envolvidos no processo de compra colaborem uns com os outros, tornando assim o processo cíclico.

Sempre que o tema consumo circular é abordado a grande questão deixada é: estamos realmente comprometidos com a construção de um mundo melhor? Para responder a essa pergunta precisamos pensar em nosso propósito, e nos 3R’s do Upcycling que significa: reciclar, reduzir e ressignificar, mas o que isso tudo tem a ver com marketing?

Você deve estar se perguntando, e eu te respondo, TUDO, pois será através de estratégias de marketing, com a ressignificação de novos mercados e formas de consumo que conseguiremos juntos tornar esse processo possível, transformando assim os mercados que estamos interagindo. Porque afinal, na vida, tudo é uma troca não é? Então vamos juntos olhar mais para esse processo circular que nos envolve. Obrigada, e continue comigo que semanalmente teremos novidades.

Conforme combinado segue o link com o vídeo do Circulo Dourado: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=pt-br

Ana Bárbara Dias