Marketplace: amplie seus horizontes

Marketplace: amplie seus horizontes

Marketplace: amplie seus horizontes

Foi se a época em que era necessário ter uma loja virtual para vender online. Marketplace é mais uma das disrupções que vêm acontecendo em nosso mercado, e contribui para que as empresas ampliem seus horizontes, prospectando mais clientes, aumentando assim sua atuação de mercado.

Mas afinal o que é marketplace? É uma plataforma que reúne diversos compradores e vendedores em um único ambiente de venda, facilitando toda a transação que ocorre dentro dela, com toda operacionalização necessária para que acontece a compra.

E sabe qual a grande diferença do marketplace para uma loja virtual? No marketplace você encontra concorrência dentro da mesma plataforma, o que além de facilitar a busca do consumidor, faz com que os vendedores se preocupem mais com os custos benefícios oferecidos aos possíveis clientes. E como vantagem tem mais visibilidades para os seus produtos, que são encontrados de maneira mais rápida e fácil pelo comprador.

Mas nem tudo são flores no marketplace, como a oferta é grande, provavelmente terão diversos produtos como o seu com uma variedade enorme de preços, o que não garantem é que terão a mesma qualidade que o seu não é.

Outra desvantagem também é que mesmo com o uso da plataforma você terá que manter sua loja virtual atualizada, porque o cliente que se interessar pelo seu produto no marketplace poderá querer conhecer mais sobre sua empresa e produtos que oferecem. E algumas plataformas cobram uma porcentagem sobre a venda, o que mesmo assim vale a pena, pois a visibilidade alcançada é muito maior, por serem plataformas muito conhecidas.

Você inclusive já deve ter comprado ou feito pesquisa em uma destas: mercado livre, americanas.com, extra, submarino, buscapé, walmart, entre outros, todos portais de venda colaborativo, reunindo diversos lojistas em um único espaço, que tem como objetivo oferecer a mesma experiência de compra de um shopping com diversas lojas em um mesmo ambiente, que neste caso é online.

Como o próprio significado da palavra diz, Market significa mercado e Place lugar, ou seja, marketplace é um local neste caso online, onde se faz troca entre mercado e consumidor, mas lembre-se- se sempre que seu produto ou serviço só será bem avaliado no marketplace se oferecer exatamente o que se propôs ao consumidor, que então poderá ter uma experiência positiva e indicar para outros consumidores, pois afinal no marketing o foco é sempre a troca, com satisfação para ambas as partes. Continue comigo semanalmente que teremos a cada semana um novo assunto. Obrigada!

Ana Bárbara Dias