Marketing, marketing, marketing

Marketing, marketing, marketing

Marketing, marketing, marketing

Nunca se ouviu tanto essa palavra, todo mundo quer fazer, quer testar, quer ter, quer, quer, quer, mas “perai”, antes precisamos analisar, planejar, definir, aprovar, para depois estruturar, ufa, quanto verbo né. Só que muito tem se falado em marketing, mas será que muito se tem feito?

Então essa semana quero conversar mais com você sobre, você tem percebido que a cada dia surgem novas ferramentas, novas formas de se aplicar essa ciência chamada marketing? Mas eu vou voltar a grande questão, antes de se criar estratégias de marketing é preciso conhecer o cliente, entender o target, compreender qual o objetivo principal de cada ação, para então iniciar-se um planejamento estratégico de marketing.

Quando você acorda e acessa suas redes sociais e descobre que surgiu lá uma nova função, ou quando você acessa um aplicativo habitual e descobre que algo mudou qual sua primeira ação? A minha é entender como funciona e ver quem esta usando, e de que forma, assim eu vou entendendo e “deglutindo” aquela nova funcionalidade ou até mesmo layout. Quando falo deglutir é o meu tempo de compreensão, tempo este necessário para que possamos nos inteirar do processo.

E é sobre esse tempo de compreensão que tenho pensado nesta última semana, e o marketing precisa muito desse tempo, então vamos pensar juntos? Analisa comigo o exemplo que citei acima e percebe como você age. O marketing é uma ciência que só acontece por que pessoas estão trocando entre si lembra? “Marketing é um processo social e gerencial do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da troca, buscando a satisfação de ambas as partes” já dizia Kotler.

Voltamos então a nossa grande questão, precisamos deixar essa ciência e as pessoas envolvidas também terem seu tempo de compreensão, elas também precisam “deglutir”, para ver se gostam, para ver se aprovam, e se querem efetivar a troca, por isso resolvi essa semana respirar e retornar a grande questão em torno do marketing, que são as pessoas, pessoas trocam, pessoas se satisfazem ou não, pessoas ok? Então sempre que você for criar uma estratégia de marketing fale com pessoas, interaja com elas, tanto com os vendedores quanto com os compradores, assim cliente e público-alvo têm tempo de deglutir e aprovar ou não sua estratégia.

Lembre-se sempre que assim como no marketing na vida tudo também é uma troca, e ela só será benéfica para todos, se todos puderem saborear, para então engolir, e nesse meio tempo temos o tempo de deglutir, ou seja, o tempo de compreensão, por tanto, respire, observe, e aguarde, para depois iniciar sua estratégia, assim as chances dela engajarem efetivamente e de maneira assertiva são muito maiores. Obrigada pela troca!

Ana Bárbara Dias