Marketing e seus processos evolutivos

Marketing e seus processos evolutivos

Marketing e seus processos evolutivos

Você já se questionou o quão o marketing é importante na nossa vida, ele interfere em todos os momentos em todos os processos, você já se perguntou como funciona esse processo de troca entre mercado e consumidor? Vamos falar um pouco de conceito, o que é marketing? É um processo social e  gerencial do qual indivíduos e grupos obtêm o que desejam através de troca visando a satisfação de ambas as partes.

Como acontece essa troca? qual o processo em torno dessa troca? e vamos mais a fundo, você já pensou que o marketing está em nossa vida em todos os momentos? que o marketing está presente da hora que a gente acorda para se vestir, da forma em que nos relacionamos e agimos com a sociedade, pois se pararmos para pensar todas as pessoas que estamos conectados fazem marketing, onde em um momento somos parte de um mercado e em outro somos consumidores.

Vamos mais a fundo ainda, e em relação a psicologia, você já pensou o que é psicologia? Ela é uma ciência que analisa o comportamento do ser humano e sua interação com o ambiente físico e social, através da alma e da psique. E psicologia do marketing já ouviu falar? É um tema bastante novo que eu tenho estudado ao longo desses sete anos, que envolve a programação da linguística, marketing, mercado, comportamento do consumidor, e acima de tudo envolve pessoas, que são o centro de todo o processo. Mas este assunto é para o próximo texto.

Hoje vamos falar sobre o comportamento do consumidor, de marketing, de todo o processo da troca, então vamos pensar você já ouviu falar do mix de marketing? já pensou em todo o processo que envolve e como acontece esse processo? Vamos então relembrar o conceito de marketing, que em resumo é a troca entre mercado e consumidor, então vamos entender o papel da empresa em relação a comercialização, em relação ao cliente, entendendo o que a equipe de marketing tem que fazer, também a nova era da conectividades, o que deve ser feito em relação a conectividade e por fim é muito importante entender como funciona o comportamento do consumidor.

Apresento então o 4P’s que é o mix de marketing, produto, preço, praça e promoção, cada um tem uma função. O produto visa desenvolver o produto ou serviço, ou seja o que é produzido  ou oferecido pela empresa para que ela se coloque e se mantenha no mercado, este produto tem um preço, que é o valor percebido, financeiro, e é vendido em local físico ou virtual, a praça, e também tem uma promoção que é o ato de promover, não é o 1,99, este é uma das estratégias.

Para elencar o produto eu preciso de um preço, de um local de venda e tenho que promove-lo, esses são os 4P’s que a empresa precisa olhar. Além disso a empresa precisa saber como irá comercializar,  então vamos conhecer os 4C’s da comercialização, como irá falar com seu cliente, então o produto é feito para um consumidor, o consumidor precisa ver no preço o seu custo, ou seja o custo é o valor agregado, é o detalhe, a apresentação, a marca é o algo a mais que a empresa oferece. As empresas devem então criar um produto ou serviço voltado para seus clientes, em que os clientes percebam o custo, o valor agregado, este produto está sendo vendido em um local, que é a praça, esta deve ser conveniente para o cliente, tem que estar próximo dele, e por último temos a promoção, que precisa promover, comunicar com cliente, é o processo que eu comunico uma ação, onde se tem um emissor passando uma mensagem ao receptor, e o receptor passando um feedback ao emissor.

Então você já aprendeu os 4P’s da empresa em relação ao produto e os 4C’s da empresa em relação a comercialização, que é cliente, custo, conveniência e comunicação,apresento agora os 4A’s da equipe de marketing, o que esta equipe deve fazer em relação a este produto que está sendo feito para um cliente, deve realizar uma análise se o produto está realmente sendo feito voltado para o cliente. Então o que a empresa precisa fazer para o cliente perceber o custo do produto e não o preço, ela precisa adaptar, para que o algo a mais seja percebido, este produto está sendo vendido em um local que deve ser conveniente para o cliente, e a equipe deve ativar este local, a promoção precisa comunicar com o cliente, e a equipe de marketing precisa então avaliar se a comunicação está sendo bem feita.

Desta forma são os 4A’s da equipe de marketing, analisar, adaptar, ativar e avaliar. Mas não para por aí, pois temos um mundo conectado, digital,  as redes, todo um processo de conectividade, surgindo então os 4C’s da conectividade, caso você tenha alguma dúvida até aqui, veja a imagem a seguir para entender um processo como um todo. Mas continuo a explicação do processo como um todo para você compreender todo o processo evolutivo do mix de marketing, para melhorar seu alcance ao consumidor e este seja advogado da sua marca, e traga outros consumidores, começando a girar um processo cíclico, no marketing tudo é cíclico.

Voltando então vimos os 4P’s do produto, os 4C’s da comercialização e os 4A’s da equipe de marketing, vamos conhecer então os 4C’s da conectividade. Pense comigo, se eu tenho um produto que é feito para um cliente e analisado pela equipe de marketing, a conectividade faz com que aconteça a cocriação, a equipe de marketing precisa realizar o processo de cocriação com o cliente para que ele se sinta parte da empresa, do produto, para que ele se enxergue no produto,  como acontece isso? Vamos pensar no Uber, Spotify, Airbnb, netflix várias empresas que pensam nisso, o cliente diz como quer e a empresa se prepara para entregar.

O primeiro c da conectividade é a cocriação, o segundo c é currency que é moeda, o preço tem um custo que tem que ser adaptado pela equipe de marketing, temos então a moeda, que é quanto o cliente quer pagar, é você que decide o seu trajeto do uber e paga um valor x, é você que decide quanto irá pagar no spotify e quanto acesso terá, e também no netflix onde decidimos quanto acesso queremos ter, quantas pessoas queremos interligar, na Airbnb decidimos a casa que queremos ir, onde queremos ficar, e quanto eu pagar, isso é a moeda.

Temos então a praça, que tem que ser conveniente, e a equipe de marketing precisa ativar esse local, só que agora, nos 4C’s da conectividade, esse local tem que ser ativado pela comunidade desse cliente, porque agora vivemos um momento em que precisamos confiar para consumir, precisamos ter transparência e se sentir parte também para consumir, como queremos consumir, quanto queremos gastar, ativamos a comunidade no digital, com as redes sociais, como acontece no facebook a pouco tempo que podemos pedir recomendações para alguém da sua comunidade, caracterizando a ativação comunitária. As grandes divulgações que acontecem durante as novelas não passam mais tanta confiança quanto essa ativação comunitária.

Agora temos que finalizar processo dos 4cs da conectividade, onde temos a promoção que precisa comunicar com cliente e é avaliada pela equipe de marketing, ativa conversando com o cliente, onde temos o exemplo do netflix que quando o cliente deseja reclamar ele utilizar uma linguagem que o cliente gostaria que fosse usada, da série que ele assistia, transformando essa comunicação em uma grande estratégia de marketing. Veremos um pouco mais desse olhar na psicologia de marketing, porque nada é por acaso no marketing, tudo tem um estratégia, e com o surgimento da psicologia do marketing ele começa a se fazer parte da nossa pele, começa a ser a nossa pele.

Para finalizar o ciclo, e transformar o nosso cliente em nosso advogado vamos aprender os 5A’s do comportamento do consumidor, vamos olhar o processo assim, onde temos um produto voltado para um cliente, eu do marketing analiso realizo o processo de cocriação, e o meu cliente cria um comportamento de assimilação, onde ele com a assimilação ele verifica o preço, visualizando o custo, o pessoal de marketing adapta essa moeda, transforma o currency, e o consumidor tem o comportamento de atração, ele é atraído, dando continuidade temos a praça, que é o produto sendo vendido em um local, que deve ser conveniente ao cliente, esse local será ativado pela equipe de marketing através da comunidade dele, então temos a arguição, o comportamento de envolvimento do cliente, questionamentos.

A promoção é o ato de promover, onde nos comunicamos e avaliamos se a comunicação está efetiva, e o consumidor tem o comportamento da ação, que é a compra do serviço ou produto oferecido pela empresa. Temos então a grande sacada, e temos que causar uma experiência simples no cliente, que seja com sorriso, bom atendimento, música, então o consumidor entra no processo de apologia, onde ele tem o comportamento de propagar na sua rede, sua rede se conectando com outras redes, e o seu consumidor já virou advogado da marca. Relembrando então que os 5A’s do comportamento do consumidor são assimilação, atração, arguição, ação e apologia.

Você conseguiu entender um pouquinho da importância de pensar melhor o marketing, vamos nos ver semanalmente, e você conseguirá acompanhar comigo como o processo é apaixonante, cíclico e cheio de trocas contínuas. Espero que você tenha gostado, se você tiver alguma sugestão, ou dúvida comente aqui no link, que tentarei escrever sobre. Vem comigo e não te esquece que na vida tudo é uma troca. Muito Obrigada, até a próxima.

Ana Bárbara Dias