Marketing de rede ou marketing multinível é o mesmo que pirâmide?

Marketing de rede ou marketing multinível é o mesmo que pirâmide?

Marketing de rede ou marketing multinível é o mesmo que pirâmide?

Essa semana quero conversar com você sobre uma dúvida muito comum que surge em torno do que é marketing de rede ou marketing multinível e se este marketing atua da mesma maneira que a pirâmide? Não, não funciona, e espero que ao final deste artigo você consiga entender a diferença entre elas.

Na verdade, as ações são completamente diferentes, uma dela visa ganhos reais e a outra “enganar” o próximo, com o sonho de enriquecer de forma rápida, fácil e instantânea, você já deve ter confundido os conceitos, e por isso resolvi escrever sobre, porque eu também já tive dúvidas, antes de conhecer o mundo do marketing.

Espero que lendo você já tenha percebido que a pirâmide visa algo praticamente inalcançável, pois não se enriquece, de maneira fácil e instantânea, a não ser claro que você herde um patrimônio familiar ou ganhe na mega sena, porém essas são as promessas da pirâmide, que é bem diferente do conceito de marketing de rede, ou marketing multinível, que são a mesma coisa, e que em suma, é um modelo de vendas diretas para o cliente final sem a intermediação de lojas ou de mercados. Você vende o produto direto de fábrica e recebe uma comissão por isso.

No marketing tradicional o sistema simples de marketing, o produtor vende para o distribuidor, que vende para uma loja para então o produto chegar ao consumidor final, no marketing de rede, o produtor vende para o distribuidor que repassa ao consumidor final.

É possível perceber que no marketing tradicional a cadeia de valor perpassa por mais pessoas o que consequentemente agrega mais custo ao consumidor final, diferente do marketing de rede, em que o produto chega no consumidor final pelo distribuidor, e não percorre tantas mãos, fazendo assim com o valor seja menor, porque o gasto com o processo de distribuição também é, bem como neste modelo a ampliação da rede de negócios tende a ser melhor, tendo em vista o relacionamento do distribuidor direto com as redes consumidoras.

No marketing de rede o foco esta em quem gostaria de abrir ou expandir seu próprio negócio, ou sua marca própria, mas é necessário tomar cuidado, tendo em vista que não é qualquer um que pode executar, pois é necessário um perfil empreendedor para se conseguir êxito no marketing multinível, lembrando também que é preciso ter muito planejamento para que suas estratégias aplicadas no marketing de rede sejam efetivas.

Sua aplicação se bem elaborada, e planejada, pode trazer muitos benefícios, tais como: controle do próprio horário de trabalho, possibilidade de progressão de renda, ter mais qualidade de vida e mais tempo para a sua família, mas também é necessário muito empenho, uma boa rede de contatos, e por fim muita força de vontade. Lembrando sempre que o segredo esta em realizar o máximo de trocas, objetivando sempre a satisfação de todos os envolvidos, afinal, na vida tudo é uma troca! Continue acompanhando semanalmente, que toda semana teremos novidades.

Ana Bárbara Dias