Jornada do herói

Jornada do herói

Jornada do herói

Nessa semana quero conversar com você sobre esse novo termo que surge no mundo do marketing, termo este que está diretamente relacionado ao engajamento do consumidor, dando continuidade assim ao tema abordado na semana passada. Muito tem se falado em capturar leads, em conquistar novos clientes, em engajar, e para que isso ocorra é necessário que o herói, ou seja, o consumidor seja o centro de todo o processo, ou melhor, o centro não e início de todo o processo.

Vamos então entender como se da à jornada do herói? O Herói é neste cenário o consumidor, que ao procurar sua marca/empresa esta em busca de resolver um problema, e vê na sua empresa/marca o mentor para resolução deste problema, sendo assim você empresa precisa ter um plano, e é ai que entra a grande sacada para o engajamento, que é o storytelling, tema que já abordei no blog, mas que quero voltar a conversar com você. Storytelling é contar história para o consumidor, com o objetivo de engajá-lo, e como fazer storytelling da melhor forma?

Para que você consiga engajar efetivamente, a fim de fidelizar seu cliente, o fazendo consumir frequentemente a sua marca, é necessário que sua história seja verdadeira, sim, a verdade e a transparência apesar de serem óbvias precisam ser o foco da ação promocional através do storytelling, vamos para um exemplo prático, você já deve ter visto alguma campanha da Dove, em sua última campanha intitulada “real beleza” trouxe mulheres reais com ações reais, demonstrando assim a real beleza de cada mulher, ou seja, a Dove trouxe através de um storytelling uma campanha que causa emoção por conta da verdade demonstrada, fazendo assim uma campanha que engaja.

Trazendo então o ponto final da jornada do herói que é a solução, sendo assim,  temos o herói, que é o consumidor, com um problema a ser sanado, que busca em um mentor, neste caso a empresa/marca, um plano para que seu problema seja resolvido, e traga a ele a solução para o que estava em busca. E para que o engajamento se de da melhor forma, coloque em seu plano uma campanha com storytelling, e traga verdade com transparência, só assim seu consumidor vai se identificar e consumir, e se a expectativa ao consumir for sanado, ele volta a consumidor, e a indicar, e assim se dá todo o processo cíclico da jornada do herói, através de muita troca sempre né, afinal, na vida, tudo é uma troca, continue acompanhando semanalmente, e através das minhas redes sociais.

Ana Bárbara Dias