Gatilhos mentais

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais

Entenda como eles podem te ajudar a conquistar mais clientes.

Vamos entender então o que são gatilhos mentais? Primeiro vamos deixar claro, que não são processos de hipnose, ou manipulação, são sim, processos para ajudar a motivar e estimular o seu consumidor, que quando incentivados da maneira correta, são levados a ação de compra. Antes de entendermos os gatilhos mentais precisamos deixar claro um fator de extrema importância, de nada adianta aplicarmos gatilhos se não conhecemos nosso público alvo, então lembre-se para que o estimulo, motive e gere ação é preciso conhecer o público alvo do seu negócio.

Todos nós reagimos aos gatilhos mentais, que são situações geradas de maneira externa e estratégica para nos incentivar e motivar a consumir, e que nos fazem abrir uma portinha em nosso cérebro, para lembranças e experiências passadas, facilitando assim todo o processo de consumo. Lembrando sempre que antes de aplicar qualquer um dos gatilhos é preciso conhecer bem o público consumidor. E entender que os gatilhos mentais podem gerar sintomas emocionais favoráveis e desfavoráveis, então tome cuidado ao aplicá-los.

Vamos então aos principais gatilhos mentais: escassez, é quando você utiliza termos como, está acabando, últimos dias, últimas unidades; outro gatilho é o de autoridade, queremos sempre ouvir quem entende do assunto em questão; um dos gatilhos que tem dado bastante resultado é o de comunidade, todos ao seu entorno começam a utilizar um produto e para que você se sinta parte acaba utilizando também.

Um gatilho muito relacionado a inovação é o da antecipação, ou seja, é ter a necessidade de ser o primeiro, comprar e experimentar antes; o gatilho da reciprocidade também é muito utilizado, a empresa faz algo para você, oferece um desconto, um mimo, um brinde, e você acaba se sentindo na “obrigação” de consumir, porque a loja ou marca foi muito legal com você.

Esses são só alguns dos gatilhos mentais, existem muitos, mas ao eu ver estes são os mais importantes, então estude seu público e comece a aplicar o gatilho que mais pode motivar seu consumidor, e assim realize muitas trocas. Obrigada e até semana que vem.

Ana Bárbara Dias