Excitação x Obrigação

Excitação x Obrigação

Excitação x Obrigação

Essa semana o grande questionamento é, você tem clientes que consomem por obrigação ou por excitação? Para que você entenda melhor vamos antes pensar, qual experiência seu consumidor tem tido com seu produto/marca? Quando ele tem contato com a sua marca, ele a tem por comodidade, ou por ter gerado uma experiência positiva? São muitas perguntas que vou tentar responder no artigo dessa semana, mas antes quero te contar como essas perguntas iniciaram.

Na semana passada ao participar de um Café com Marketing, projeto que elaborei a cerca de três anos na Faculdade Municipal de Palhoça, com os alunos da cadeira de Administração Mercadológica II, no qual os alunos se dividem em grupos e trazem palestrantes para bater um papo com a turma, o grupo da vez trouxe a Ge, que é dona da Agência Nove Três, que abordou muitos assuntos relacionados ao marketing e um deles foi relacionado aos critérios que o consumidor utiliza para optar por uma empresa e não por outra, estes critérios são excitação ou obrigação, nesta mesma noite fui para casa intrigada e como sempre fui estudar sobre o assunto e compreendi que tudo trata-se da experiência do consumidor.

Experiência do consumidor que é estabelecida através da relação da empresa com o cliente, é quanto à empresa tem impactado esse cliente, tem se comunicado com ele, tem interagido, tem gerado experiência, esse conceito surge atualmente, tendo em vista a era da transformação digital que estamos vivendo, em que criar vantagens competitivas, através de um bom diferencial competitivo esta diretamente ligada à experiência do consumidor, ou seja, a empresa precisa estar próxima do cliente, mesmo que de maneira online, é preciso que a empresa entenda quais são as dores do consumidor, e então possa criar vinculo com o cliente, através da resolutividade dessas dores.

Voltamos então aos nossos questionamentos iniciais, você tem clientes que se sentem obrigados a consumir na sua empresa, por comodidade, preço ou proximidade, ou você tem clientes que mesmo com a distância e preço, vão até seu estabelecimento pela experiência? Ter clientes por obrigação também gera lucro, mas não gera marketing positivo e espontâneo, e tendo clientes por experiência, claro estas sendo positivas, você conseguirá fazer com que seus clientes façam marketing gratuitamente para sua empresa, atraindo mais e mais consumidores.

Pense mais sobre a sua relação com seu cliente, lembre-se mesmo que você não tenha uma empresa, você é uma marca, portanto tem clientes também. Continue acompanhando semanalmente que conversaremos mais sobre o assunto, e não esqueça que na vida tudo é uma troca, então o que te desejo é que você realize muitas trocas.

Ana Bárbara Dias