Escalabilidade: como utilizar no marketing?

Escalabilidade: como utilizar no marketing?

Escalabilidade: como utilizar no marketing?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar desse termo, escalar, escalar uma marca, uma empresa, um startup, o termo é um dos novos termos que surgem nesta disrupção mercadológica que estamos vivendo.

Com o advindo destas novas maneiras de se olhar e perceber o mercado e as empresas e escalabilidade surge como um modelo de negócios que possui capacidade de aumentar seu faturamento sem precisar elevar proporcionalmente seus custos – com produção, escritório, mão-de-obra, etc. Ou seja, as despesas não crescem na mesma proporção das receitas. E é sobre este modelo que quero conversar hoje com você.

Mas afinal, como utilizar a escalabilidade no marketing? Antes, você precisa ter em mente que marketing é ação de mercado, e então compreender que para escalar este mercado é necessário entender em que ambiente seu negócio está inserido, para então conseguir montar uma estratégia de escalabilidade mercadológica, visando crescimento exponencial da sua empresa.

Lembrando sempre que para que este modelo seja aplicado no marketing é preciso além de conhecer o ambiente de marketing ter uma persona bem definida, para que ao aplicar sua estratégia de escalabilidade mercadológica seja possível chegar na hora certa, no cliente certo, para que aconteça a compra da maneira desejada.

No marketing tudo é uma troca, entre mercado e consumidor e quanto mais você conhece seu cliente, menos esforço de venda é necessário, e assim menos você precisa investir em propaganda, porém, é preciso pensar também em dar ênfase ao intangível, para que seu negócio tenha uma base conceitual sólida e pense além de uma venda, e sim em integração, em mudar a vida do seu cliente, pense na Apple, ela vende telefone, ou vende momentos, status, integração?

Ana Bárbara Dias