Diferenciação

Diferenciação

Diferenciação

Essa semana quero conversar com você sobre diferenciação, posicionamento e principalmente sobre valor agregado, como fazer para agregar valor à sua empresa. Atualmente o fator diferenciação está sendo muito importante, pois é através deste atributo que conseguimos conquistar e manter os clientes que nos encontram. Surge então a questão da semana, você sabe qual seu valor agregado? Como você tem se diferenciado e posteriormente se posicionado?

Vamos começar então respondendo a primeira pergunta, para descobrir qual o seu valor agregado, você precisa conhecer a pirâmide do valor agregado, que funciona da seguinte forma: na base da pirâmide e como primeiro passo é identificar sua função, o que você faz, para que tenhas sempre em mente, essa função você precisa ofertar com qualidade, pois ela é a base do seu negócio.

Após identificar a sua função e oferta-la com qualidade sobe-se para o outro nível da pirâmide, o nível intermediário, que diz respeito aos benefícios oferecidos aos consumidores, o porquê de eles consumirem, as suas vantagens em relação aos seus concorrentes.

Definida a função e os benefícios você pode então subir para o último degrau da pirâmide, e pensar no valor intangível, e assim conseguir descobrir qual valor a sua empresa agrega aos seus clientes, é no intangível que se definem os reais valores que a sua empresa agrega.

Respondida a primeira pergunta e a ais difícil delas, ao meu ver, você então descobre como tem se diferenciado, o porquê do seu cliente escolher você e não seu concorrente, por isso volto a frisar, de mais ênfase no intangível é através dele que conseguirás te posicionar, e ter a sua marca ou empresa na mente do seu consumidor.

Lembre-se então que na vida tudo é uma troca, e que com esta disrupção mercadológica quanto mais valores agregar, mais diferenciação terás e melhor posicionado estarás. Continue comigo semanalmente e muito obrigada pela troca.

Ana Bárbara Dias