As mudanças do mundo 4.0

As mudanças do mundo 4.0

As mudanças do mundo 4.0

Lembra que falamos a algumas semanas atrás do mundo VUCA? Então esse mundo VUCA surge com a disrupção do mundo 4.0, todas as relações, e formas de se comunicar estão em constante mudança, surge a Revolução 4.0, o Marketing 4.0, o Networking 4.0, enfim o mundo 4.0, e é sobre esse mundo que quero conversar com você essa semana.

Vamos então entender o que é essa tal revolução 4.0, que segundo Klaus Schwab, trarão mudanças muito profundas, e nunca vividas antes, e que nos proporcionarão momentos tão potencialmente promissores e ao mesmo tempo perigosos. E é por isso que quero começar a conversar sobre todas essas disrupções e revoluções que estamos enfrentando e que enfrentaremos.

Durante as próximas semanas quero abordar mais profundamente, essa nova maneira de olhar o mercado, de perceber esse novo consumidor, esse novo momento, com a inserção da inteligência artificial em nosso dia a dia, através da robótica, da internet das coisas, das impressões 3D, são muitas disrupções que viveremos, e para isso precisamos entender mais como serão essas mudanças.

A revolução 4.0 será muito veloz, ampla e profunda, teremos a fusão de tecnologias e a interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos, conforme Schwab “a questão para todas as indústrias e empresas, sem exceção, não é mais ‘haverá ruptura em minha empresa?’, mas ‘quando ocorrerá a ruptura, quanto irá demorar e como ela afetará a mim e a minha organização?’”

Por isso precisamos estar preparados, se você quer saber mais sobre disrupção mercadológica, tem um e-book que escrevi na aba livros, acessa La gratuitamente, que hoje o foco esta na revolução 4.0. Estamos com essa revolução cada vez mais próxima, seja nas  cidades inteligentes, na automação em todos os locais, na conexão em tempo real, sentida em nossas casas, e em todos os ambientes que interagirmos.

Viveremos a economia compartilhada, teremos acesso aos dados e compartilhamento deles, e em breve iniciaremos uma nova forma de consumir, com o surgimento dos bitcoins e blockchain, assuntos dos quais abordaremos nos próximos artigos.

Precisamos estar preparados, para conexões com os chat boots, que estão cada vez mais reais, e conectados ao nosso dia a dia, precisamos estar preparados para a alterações dos processos mercadológicos, do consumo online, para todo tipo de produto, da nossa geladeira, por exemplo, que nos avisará quando um produto estiver acabado, graças a internet das coisas, e com as nanotecnologias, trazendo mais facilidades não só na área da saúde como também dentro das empresas.

Se prepare para esse novo mundo, nas próximas semanas continuarei conversando com você sobre todas essas mudanças, que impactam todas as áreas, desde as mercadológicas às educacionais, em que as trocas serão cada vez constantes e interativas. Continue acompanhando que as mudanças serão muitas e constantes, e não esqueça que na vida, tudo é uma troca. Obrigada!

Ana Bárbara Dias